segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

quando a confiança é grande, o pobre fica burro

E falando em insights, tava aqui a ler um artigo de Forense e lembrei-m de uma cena deveras caricata que ocorreu na esplanada do TAGV em plena epoca de exames Junho/Julho.

Tava eu e a Diana que agr se encontra la pás holandas e pás drogas (eu ja te disse, come antes uma peça de fruta que te faz melhor..) na esplanada do TAGV sentadas à beira (pq eu sou do norte e falo “à beira”, ta bem?) de umas meninas que estavam a estudar Psicopatologia (…). E não querendo descuidar do nosso próprio estudo, isso é que não!, não pudemos deixar de ouvir a seguinte maravilhosa conversa:


Menina 1 – olhem uma coisa, vocês sabem o que é o insight? É que eu tou sempre a ouvir isso mas não sei bem o que significa

Menina 2 – insight é qd tu perdes a noção da realidade de ti mesma

Menina 1 –ah! Sim agora faz mais sentido


Bem diz o ditado “mais vale só do que mal acompanhado”


Para que não fiquem duvidas e para o caso das meninas calharem na sorte de bater neste blog, insight é definido pela “aprendizagem por compreensão súbita das relações entre os componentes do problema” (ref. qq dicionário de psicologia, pq todos dizem o mm oh menina 2)

p.s. qual terá sido a nota obtida nos exames destas meninas? Vale a pena pensar nisto…


no hard feelings :)

2 comentários:

filipa disse...

parece a denise de magalhães do vip manicure a explicar as coisas...

"insight"

palavra bifidoactiva que vem de "in" e "sight".

"in" é do inglês dentro... portanto tá lá dentro. qq coisa... não interessa o quê...

"sight" vem de "sight cá pa fora!"

ora nasce algo lá dentro (da cabeça, entenda-se) que tem de sair cá pa fora!! em forma de ideia, de blá blá blá... e é assim que se dão os insights!

pumba! tá explicado!

Sofia, A Sardenta disse...

loool...para quem não percebia o que era o "insight" acho que não haverá melhor associação do que essa que tu criaste tiquinha!

também podemos utilizar o "sight" para expressar aborrecimento, assim quando estiveres chateado com alguém dizes "Ai o mô canário! Tu sight daqui!"